sábado, 2 de maio de 2015

Haiku, haikai ou haicai? Qual a diferença e qual está certo?

Em 1973 a Haiku Society of America Definitions Committee estabeleceu algumas normas para definir as palavras haiku, hokku, senryu, and haikai no intuito de auxiliar editores e dicionaristas. Em 1993 adicionaram Renku e haibun à lista. Todas as palavras são originalmente japonesas e a supracitada organização está direcionada a poemas escritos em idiomas que não sejam o japonês.

Elenco abaixo algumas definições da Haiku Society of America Definitions Committee.

Haiku é a nomenclatura utilizada no Japão. Utilizada também por todos os países de língua inglesa e diversos outros países de língua francesa e espanhola. Define um poema curto que usa a linguagem imagética para transmitir a essência de uma experiência da natureza ou estação do ano, intuitivamente ligado à condição humana e a transitoriedade da vida. Por isso este tipo de literatura é considerado uma arte ZEN. Se escrito em japonês, definitivamente é 

Haikai é a abreviação de haikai no renga, o estilo popular que uniu o verso japonês originário no século XVI, em oposição à renga aristocrática anterior. Em japonês, em inglês, espanhol e português a palavra haikai também pode se referir a toda a literatura relacionada com haiku. Haikai é uma forma foneticamente mais delicada e sonora no idioma português, já que no português a tendência seria pronunciar a palavra como "raikú" enfatizando a última sílaba, o que não está correto - a pronúncia adequada seria algo como "ráiko". Desta forma a palavra adotada mais popularmente no Brasil é haikai ou haicai.

Haicai é a grafia adaptada ao idioma português, adotada por vários escritores, estudiosos e grêmios que escrevem este tipo de poema, como o Grêmio Haicai Ipê. Poderíamos dizer que um haiku "abrasileirado" é um haicai.

Renku é um poema encadeado ao verso no estilo haikai popular, particularmente praticada por Bashô e seus seguidores.

Hokku é a primeira estrofe de um poema ligada ao verso.


Haibun é um texto conciso em prosa geralmente incluindo tanto elementos levemente humorísticos e mais sérios. Um haibun geralmente termina com um haiku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário