Durante os cinco anos que tenho frequentado o Grêmio Haicai Ipe (para colocar em contexto, este grupo tem mais de 25 anos e é muito respeitado pelas pessoas que estudam este tipo de poema. Foi fundado pelo Mestre de Haicai Matsuo Goga e agora é coordenado pela Mestra de Haicai Teruko Oda) , tenho anotado no meu cadernos as dicas que considero mais úteis e frequentemente comentadas sobre como escrever um bom haicai.
Agora compartilho este meu tesouro, as preciosas dicas do
meu caderno secreto:
- Haicai é uma arte zen, desapego budista. Para escrever um
bom haicai esvazie sua alma.
- Um haicai pode falar sobre seu autor, mas não dever conter as opiniões deste autor.
- Não explique o óbvio. Haicai é sugestão poética.
- Deixe espaço para que o leitor possa interpretar e fazer parte do haicai, não entregue uma situação demasiadamente explicada.
- Haicai é despojamento, feito de dentro para fora.
- Capture a luz que emana das coisas antes que ela se apague.
- Não compare. Comparações denotam analises e reflexões. Haicai é poesia e não uma reflexão intelectual.
- Um haicai pode falar sobre seu autor, mas não dever conter as opiniões deste autor.
- Não explique o óbvio. Haicai é sugestão poética.
- Deixe espaço para que o leitor possa interpretar e fazer parte do haicai, não entregue uma situação demasiadamente explicada.
- Haicai é despojamento, feito de dentro para fora.
- Capture a luz que emana das coisas antes que ela se apague.
- Não compare. Comparações denotam analises e reflexões. Haicai é poesia e não uma reflexão intelectual.
VERBOS:
- Utilize os verbos sempre no tempo presente, pois o haicai
é a arte do agora.
- O verbo serve no máximo para explicar. Não abuse do uso de verbos pois isso estraga o haicai.
- O verbo serve no máximo para explicar. Não abuse do uso de verbos pois isso estraga o haicai.
KIGO:
- O haicai deve ser construído sobre o kigo. Ele é um
alicerce, se retirado, desestrutura o haicai.
- Um haicai não deve conter mais que 1 kigo.
- O kigo deve ser usado em sua presença concreta e não metafísica.
- Kigo pode ter atributos, mas evite adjetivos. Por exemplo, é melhor utilizar "alvorada gelada" aou invés de "alvorada bela". A beleza é um adjetivo cheio de subjetividade.
- Um haicai não deve conter mais que 1 kigo.
- O kigo deve ser usado em sua presença concreta e não metafísica.
- Kigo pode ter atributos, mas evite adjetivos. Por exemplo, é melhor utilizar "alvorada gelada" aou invés de "alvorada bela". A beleza é um adjetivo cheio de subjetividade.
ESTRUTURA
- O terceiro verso não deve explicar os dois anteriores
- A métrica de 5-7-5 é uma diretriz e não uma camisa de força. A estrutura fonética da língua japonesa é muito diferente do da língua inglesa ou portuguesa.
- Kireji (travessão) deve ser usado no lugar do ponto final, se você quiser dar uma impressão de maior suavidade ou suspense.
- Advérbios são melhores que adjetivos. Substantivos são melhores que adjetivos.
- Três versos isolados e não conectados formam o tipo de haicai com estilo "prateleira", considerado ruim. Procure conectar a ideia e com uma "costura" poética entre os versos, porém sem explicar.
- A métrica de 5-7-5 é uma diretriz e não uma camisa de força. A estrutura fonética da língua japonesa é muito diferente do da língua inglesa ou portuguesa.
- Kireji (travessão) deve ser usado no lugar do ponto final, se você quiser dar uma impressão de maior suavidade ou suspense.
- Advérbios são melhores que adjetivos. Substantivos são melhores que adjetivos.
- Três versos isolados e não conectados formam o tipo de haicai com estilo "prateleira", considerado ruim. Procure conectar a ideia e com uma "costura" poética entre os versos, porém sem explicar.
Espero que estas dicas sejam úteis para você como foram para
mim.
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