segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Oficina de Haikai - 11 Goga.


Não conheci o Hidekazu Masuda, o mestre Goga (pen name) pessoalmente. Humilde e sábio, não se dizia mestre, apenas um discípulo de Bashô. Nascido em no dia 08 de Agosto de 1911 no Japão(contemporâneo do meu pai) sonhava desde menino em viver no Brasil, para onde imigrou em 1929, no porto de Santos.

Tentei desenhar uma linha do tempo desde os primeiros registros do Haicai até o Mestre Goga, difusor desta arte aculturada nas nossas terras. Estou focando neste momento à uma linha direta vinda do Japão, deixando à parte por um momento os haicaistas brasileiros de diversas ascendências:

Kokushi e Ikkyu (século XIII), Sokan e Moritake (século XV), Matsuo Bashô (1640-1644), Nozawa Boncho (1644-1714), Kioshi Takahama (1874-1959), Nempuku Sato (1898-1979 – imigrou para o Brasil), Hidekazu Masuda (Mestre Goga, 1911-2006).

Na linha acima, não mencionei nomes como Chyio-ni (1703/1775), Busson (1716/1783), Issa (1763-1827) e Shiki (1869/1902) porque pelo que pude pesquisar a linha de Goga, parece indicar aquela sequência de influência.

Deixando um pouco a história de lado e focando na poesia, acho que vale a pena saborear alguns conselhos do Mestre Goga:
Primeiro: Ame a Natureza
Segundo: Observe bem a natureza
Terceiro: Não coloque no haicai o sentimento barato de cada pessoa
Quarto: Use palavras fáceis, simples
Quinto: Não faça o haicai, deixe-o nascer.
O conceito do haicai é ZEN, baseia-se no vazio pleno. Renuncie ao entendimento intelectualizado e deixe-se invadir pela poesia.
Depende da sensibilidade do haicaista a capacidade de fixar a transitoriedade do momento.

Meu haicai de hoje:

Através da pétala
Os pés pretos da formiga
Na branca orquídea
(Danita)

Agradeço os comentário lindos que muitas vezes são melhores que os posts (rsss). E baahh... ontem não publiquei pois perdi todo meu texto e tive que correr e refazer de manhã. Mas com todo o prazer, continuo essa oficina, que é mais oficina para mim que para os leitores. Beijo. Danita.

2 comentários:

  1. Danita

    oportuna postagem.

    Um ponto preto
    na vermelha flor de sálvia
    estranho inseto

    Este foi publicado no Jornal NippoBrasil
    há mais ou menos dois anos atrás.

    ResponderExcluir
  2. Estava bem atrasada em relação a seu blog, mas hoje, li todas as oficinas,bastante esclarecedoras para quem como eu está engatinhando nesta arte de fazer haicai. Parabéns!

    Bjo

    ResponderExcluir