domingo, 6 de novembro de 2011

Arrematando a semana

Lamento ter ficado tanto tempo sem atualizar o Blog. Tenho tentado postar sagradamente toda semana, mas às vezes me enrolo nessa minha mania de fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora. A série de posts sobre oficina de haicai está encerrada (eu acho). Os estudos, no entando continuam. Fiz a oficina no espaço do coletivo de literatura B_eco, http://grupobeco.blogspot.com/
do qual eu faço parte. Fomos 16 pessoas ao todo. O resultado dessa oficina logo poderá ser conferido no blog do B_eco.

Ontem participei do 23º Encontro Brasileiro de Haicai, com os queridíssimos do Grêmio Haicai Ipê. Conheci haicaistas muito interessantes, como o paulista-baiano Gustavo Felicíssimo que palestrou sobre Haicai no nordeste, a Regina Alonso que fez um lindo livro de fotopoemas e a maranhense-carioca Benedita Azevedo.
As crianças (muitas visivelmente carentes) de auto-estima polida, com orgulho da poesia e pelos prêmios recebidos. Hoje dou destaque para a Benedita. Olha isso, se não é demais:

Boca do bueiro-
Boneca de olhos abertos
resiste à enchente

Dia de faxina -
Deixem! Deixem o casulo
Pendurado na estante.

Que bom que eu te abracei, Benedita Azevedo!

2 comentários:

  1. olá Danita,
    interessante o comentário que fizeste sobre a distância... muitas vezes leio textos de pessoas em cidades tão “distantes” como São Paulo ou Estocolmo mas nunca me sinto longe, é estranho mas penso que a questão não é apenas o quão a internet hoje nos aproxima, a questão está também na magia do momento em que estamos a ler alguém que não conhecemos mas que o sentimos tão próximo! leio blog´s que os donos são amigos de infância, mas na verdade nunca os vi (risos).

    ahh, graças ao teu comentário descobri o Garapa Paulista... gostei imenso, muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Danita.
    Estou atrasada na postagem.Lamento muito por você estar encerrando. Acho que você deve continuar com
    essa preciosa oficina. Pelo menos, para mim foi de extrema utilidade. Aprendi muito. Aprendo também
    com os haicais de Benedita de Azevedo.Coincidentemente tenho um haicai assim:
    "Lesma na vidraça
    Ainda não foi embora
    é dia de faxina"

    Fui agora ao grupo beco e me deliciei com o seu texto. As vezes a gente demora para comprender o
    silêncio.É esse silêncio que fala por mil palavras
    Saiba que aprendi muito te vendo recolher com as pinças da observação. Consegui tecer muitos bordados com o seu saber e pode ter a certeza que só colhi flores que plantastes sem agrotóxicos.

    Beijusss

    ResponderExcluir